Carl Barks escreveu e desenhou um total de 27 histórias sobre o tema Natalício, isto apesar de ele próprio não ser grande fã desta época em especial.


11091254213_c810566727_o

Todos os anos a Western Publishing pedia a Barks para desenhar uma história de Natal e este lá surgia com ideias sempre diferentes mas igualmente engraçadas.
Neste artigo apresento-vos uma listagem destas histórias por ordem cronológica, com algumas curiosidades relativas a cada uma delas. Todas estão ligadas ao INDUCKS, para que possam saber onde estas foram publicadas.

1945

DONALD DUCKBest Christmas (O Melhor Natal)

donaldbestchristmas

Sinopse: Donald decide ir passar o Natal com os seus sobrinhos à avó Donalda de uma forma muito original: aluga um trenó. Mas a viagem não corre como o previsto…

Curiosidade: Esta história marca a primeira aparição da avó Donalda! A Western Publishing encomendou esta história a Barks com uma finalidade: esta seria uma prenda de Natal para a empresa de Pneus Firestone.

DONALD DUCKSilent Night (Noite Feliz)

silentnight

Sinopse: O Pato Donald decide começar a treinar os seus Cânticos de Natal antes do Natal mas a sua voz não é lá muito apreciada… especialmente pelo seu vizinho Silva…

Curiosidade: Carl Barks desenhou esta história de 10 páginas especialmente para o título Walt Disney’s Comics and Stories nº64 mas o seu editor achou que a história continha uma cena demasiado violenta para ser publicada (Na cena final, o Donald é torturado com choques eléctricos pelo Silva)
e então esta ficou na gaveta até 1976, altura em que foi publicada pela primeira vez na Holanda. Nos EUA só chegaria em 1981.

censilent

1946

DONALD DUCKSanta’s Stormy Visit (Natal Surpresa)

santasstormyvisit

Sinopse: O Pato Donald e os seus sobrinhos são zeladores de um farol que é habitado por um albatroz. Para piorar as coisas, Donald esqueceu-se de comprar os presentes de Natal para os seus sobrinhos. Na véspera de Natal, presos no farol e sem hipóteses de enviar as suas cartas para o Pai Natal, o albatroz poderá ser a sua única salvação…

Curiosidade: A Western Publishing encomendou esta história a Barks como prenda de Natal para a empresa de Pneus Firestone.

santa_stormy_visit_01

1947

DONALD DUCKThree Good Little Ducks (Feliz Natal, Sobrinhos!)

3littleboys

Sinopse: É véspera de Natal e os sobrinhos temem que o Donald se tenha esquecido das suas prendas por isso decidem ser muito bonzinhos até ao Natal…

Curiosidade: A Western Publishing encomendou esta história a Barks como prenda de Natal para a empresa de Pneus Firestone.

DONALD DUCKChristmas on Bear Mountain (Natal nas Montanhas)

559_003

Sinopse: Donald e os seus sobrinhos recebem um convite do seu Tio Patinhas para passarem o Natal na sua cabana na Montanha. O que o Donald desconhece é que tudo não passa de um teste do seu tio para ver o quão corajoso ele realmente é…

Curiosidade: Esta história é especial pois marca a primeira aparição do Tio Patinhas!
Carl Barks precisava de um familiar rico para esta nova aventura cheia de peripécias do Donald. Foi assim que nasceu o Tio Patinhas. A sua personalidade não foi muito desenvolvida pois Barks não tencionava voltar a utilizar o Tio Patinhas…

bear mountain

1948

DONALD DUCKToyland (Na Terra dos Brinquedos)

toyland

Sinopse: Donald e os seus sobrinhos são convidados pelo Pai Natal para testar os seus brinquedos e escolherem os seus preferidos. E é claro que eles não perdem tempo…

Curiosidade: A Western Publishing encomendou esta história a Barks como prenda de Natal para a empresa de Pneus Firestone. Barks reescreveu a história a partir de um manuscrito que lhe foi enviado.

DONALD DUCKThe Golden Christmas Tree (A Árvore De Natal Dourada)

goldenchristmastree

Sinopse: Os sobrinhos pedem ao Donald uma bela árvore de Natal. Enquanto o pato está à procura, os sobrinhos são atraídos por uma bruxa que lhes mostra uma árvore de Natal dourada…

Curiosidade: Barks reescreveu um manuscrito que lhe foi enviado. Na versão original, a bruxa que Donald conhece é a mesma de ‘Branca de Neve e os Sete Anões’. E ela morre quando cai de um penhasco presa numa lata de óleo. O final original de Barks mostrava Donald a empurrar a bruxa para a sua morte mas esta ideia não foi aceite pelo editor.

duck10

DONALD DUCKWintertime Wager (A Visita Do Primo Gastão)

ruthless gladstone

Sinopse: Donald aposta num dia quente com Gastão que consegue nadar no lago no Natal. Se perder a aposta perde a sua casa. O primo vem reclamar a aposta no Natal. Mas o primo não é diferente. O Gastão apostou que consegue beber 7 litros e meio de limonada em apenas uma hora!

Curiosidade: Primeira aparição do Gastão!

wintertimewager

Também sugerimos...