O Inducks é hoje uma referência não só para os fãs Disney mas também para as várias Editoras a nível mundial (e até para a própria Disney) que a ela recorrem sempre que necessitam de saber se x história já foi publicada no seu país.

O Inducks é considerada a maior base de dados de banda desenhada Disney no Mundo. Localizada na Dinamarca mas com moderadores espalhados pelos vários continentes, esta base de dados contém mais de 144,897 histórias, 124,342 publicações e 746,568 scans indexados!

inducks00

Graças ao árduo trabalho de muitos colaboradores e fãs Disney, o Inducks é hoje uma referência não só para os fãs Disney mas também para as várias Editoras a nível mundial (e até para a própria Disney) que a ela recorrem sempre que necessitam de saber se x história já foi publicada no seu país.

Portugal tenta recuperar o seu passado na BD Disney

No caso de Portugal, esta base de dados é particularmente especial, tendo em conta que não existe qualquer registo ou historial de publicações. No nosso país tivemos inúmeras editoras a publicar Disney e, com o tempo, grande parte dos ficheiros se perderam, sendo hoje o Inducks a única fonte / registo do nosso historial de publicações. E apenas graças ao enorme trabalho de entre-ajuda e colaboração de muitos fãs Disney e colecionadores portugueses (Portugal e do Brasil) temos vindo a conseguir aos poucos adicionar as publicações que se perderam algures na nossa história aos arquivos do Inducks.

Muito mais do que uma simples lista de comics

E o Inducks não é um simples listagem de publicações. A sua base de dados inclui uma extensa listagem de personagens Disney, Histórias, Criadores, Artistas e muito mais.
O colecionador Disney que escolher o Inducks para catalogar a sua coleção Disney, consegue, entre muitas outras particularidades:
– Manter um registo actualizado online da sua coleção (que pode ser exportado em vários formatos e até impresso)
– Saber em que edição encontrar uma história em particular (e em que países esta foi publicada). Muito útil se não tiver interesse em comprar edições com histórias que já tem na sua coleção ou se quiser a qualquer momento ler uma história novamente (e não se lembra em que edição a tem).
– Descobrir ligações entre histórias e sagas Disney. Muitas histórias foram sequelas ou até têm ligação com histórias de outros criadores.
– Saber a percentagem de histórias Disney por criador / artista que possui na sua coleção. Muito útil para o colecionador!
– Saber a sua posição no ranking de colecionadores do Inducks. 🙂
– Também permite que indexem a vossa coleção Digital!

Para o colecionador Disney que procura uma forma de catalogar a sua coleção, porque não usar o Inducks?

inducks01

Como posso adicionar a minha coleção ao Inducks?

Já chegamos a publicar um tutorial que ensina o leitor a catalogar a sua coleção. Siga este link e os passos descritos no ponto 4.

Algumas das edições que possuo ainda não se encontram no Inducks. Como faço?

O Inducks resulta da cooperação e do esforço e dedicação de voluntários. No caso de Portugal, como já foi referido, ainda nos encontramos a preencher algumas publicações com edições em falta. Mas para isso, necessitamos da vossa ajuda. Caso tenha uma edição que ainda não se encontra no Inducks, porque não inseri-la no Inducks?.

inducks02