Todas as semanas este espaço será dedicado às novidades relativas à Banda Desenhada. Novos lançamentos, festivais, polémicas, artigos com interesse, tudo isso estará aqui em foco. Pretendemos criar aqui uma janela para o mundo, ao mesmo tempo tão pequeno e tão vasto, da 9ª arte.

POR CÁ

DogM III

NOVOS LANÇAMENTOS DURANTE O AMADORABD DESTE ANO. Este grande evento é aproveitado como plataforma para divulgar novos lançamentos. Teremos assim direito ao terceiro volume das aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy de Filipe Melo em colaboração com os argentinos Juan Cavia e Santiago Villa. Também teremos direito a um novo livro da série Super Pig de Mário M. Freitas, André Pereira e Bernardo Majer, chamado O Impaciente Inglês. Álvaro e José Pinto Carneiro lançam uma sátira de Natal chamada No Presépio… . A Polvo lança Duas Luas dos brasileiros André Diniz e Pablo Mayer.
Também será publicado o primeiro mini-comic de uma série de 7 chamada Living Will da autoria de André Oliveira e Joana Afonso.

vvfv

NOMEADOS DOS PRÉMIOS BD 2013 REVELADOS. O site aCalopsia tem a lista dos nomeados para os vários prémios deste ano entregues durante o Amadora BD.

img2

NOVO NARUTO NAS LIVRARIAS. A Devir publica o segundo volume da popular série shonen japonesa de Masashi Kishimoto.

LÁ FORA

img3

BD PUBLICADA ESTE MÊS EM FRANÇA. Todos os meses é publicada uma carrada de novos álbuns no mais importante país da BD europeia, ficam aqui os mais interessantes. Alfred, desenhador de Pourquoi J’ai Tué Pierre (editado em inglês como Why I Killed Peter) publica Come Prima. O excelente ilustrador belga Hermann (Jeremiah) continua a criar obras interessantes com este Retour au Congo (Regresso ao Congo), uma história passada na época colonial com argumento de Yves H. (Les Tours de Bois-Maury). L’Extravagante Croisière De Lady Rozenbilt parece ser um álbum bem intrigante de Pierre Gabus e Romual Reutimann. Étienne Davodeau (Les Ignorants, em inglês The Initiates) tem um novo livro chamado Le Chien Qui Louche, sobre um segurança do Louvre que vê a sua família atormentá-lo, convencidos de terem encontrado um quadro valiosíssimo digno de ser exposto no grande museu.

Quanto a continuações de séries temos várias propostas aliciantes. Dentro da FC há a quinta parte de Antarés do Brasileiro Léo (Aldébaran) e o terceiro volume de Aâma de Frederik Peeters (Comprimidos Azuis). Alejandro Jodorowsky continua a escrever BD, apesar do seu recente regresso ao cinema, com o volume 3 de Le Pape Terrible (O Papa Terrível) com ilustrações de Theo. Quem também aborda a religião é Philippe Geluck com a sua versão satírica da bíblia no tomo 18 de O Gato.
Acabo com uma reedição da interpretação do genial Yves Chaland de Spirou & Fantasio com tantas páginas de BD como de texto a explicar a sua criação.

TIRAS SOLTAS

75 Grandes Momentos DC. O Comic Books Resources montou esta extensa lista votada pelos seus leitores.

André Lima Araújo. O desenhador português que tem vindo a trabalhar com a Marvel tem entrevista no site aCalopsia.

Astérix e os Pictos. O blog Kuentro tem a entrevista dada ao Público pelo argumentista do novo álbum de Astérix que sai hoje um pouco por todo mundo incluindo Portugal.

Gosta deste artigo? Subscreva o nosso Feed!