Todas as semanas este espaço será dedicado às novidades relativas à Banda Desenhada. Novos lançamentos, festivais, polémicas, artigos com interesse, tudo isso estará aqui em foco. Pretendemos criar aqui uma janela para o mundo, ao mesmo tempo tão pequeno e tão vasto, da 9ª arte.

POR CÁ
 
Uncanny_X-Men_Vol_1_535_Textless

MARVEL NAS BANCAS. As 6 revistas mensais da Marvel editadas pela Panini Brasil chegam com algum atraso às bancas. São elas: X-Men #127, Homem-Aranha #127, Os Vingadores #102, Wolverine #91, Universo Marvel #25 e Avante, Vingadores! #55. Podem visitar o site Central Comics para mais detalhes.
 
imagem0099988m909

MORREU O AUTOR JOSÉ BAPTISTA – JOBAT. Nascido em Loulé em 1935, trabalhou na ilustração durante muitos anos, tendo realizado algumas BDs ao longo da carreira, incluindo uma adaptação de Ulisses e uma biografia de Luís de Camões publicada também em França. Também desenhou comics da 2ª Guerra Mundial para editoras inglesas. Para saber mais sobre Jobat, recomendo este artigo no blog Kuentro.
 
imagem9595953333jbg

EDIÇÃO INDEPENDENTE. Chegou-me notícias da publicação de um par de edições de autor. Trata-se de um tomo biográfico de Topedro, A Minha Avó Conceição. O outro livro auto-editado desta semana é ‘Tamos Tramados, o primeiro livro de Mário José Teixeira que contém BDs curtas, gags e cartoons.
 
imagemguerratronos

2º VOLUME DA ADAPTAÇÃO GRÁFICA DE GUERRA DOS TRONOS. Temos mais detalhes sobre este novo lançamento da Planeta Editora neste artigo.

 

LÁ FORA

imagem0009909

ANDRÉ LIMA ARAÚJO COM NOVO PROJECTO NA MARVEL. Depois de ter desenhado recentemente o Quarteto Fantástico o ilustrador português irá trabalhar com o argumentista Sam Humphries (Uncanny X-Force) numa série spin-off do grande evento do momento Age of Ultron. A nova série chamada Avengers A.I. começará a sair em Julho, e pelo que se pode ler no artigo do USAToday terá muitos elementos de ficção científica, que é um género com que o português parece estar bastante confortável.
 
imagem005553rf09909

FALECEU O AUTOR DE PHILÉMON. Fred (sendo Frédéric Othon Aristidès o seu verdadeiro nome) faleceu esta semana com 82 anos. Teve uma longa carreira na banda desenhada, sendo o autor de 16 álbuns da série Philémon (a conclusão tendo sido publicada ainda este ano) e muitas outras obras, como A História do Corvo de Ténis e A História do Contador Eléctrico publicadas em português durante os anos 90 pela Meribérica/Líber, que também publicou 3 álbuns de Philémon. Foi vencedor do Grande Prémio de Angoulême em 1983 e do Prémio de Melhor Álbum nesse mesmo festival em 1994.

 

TIRAS SOLTAS

Basil Wolverton. O blog BD no Sótão partilha uma pequena história de terror dos anos 50 com a excelente arte de Basil Wolverton.

História da BD americana em 6 quadradinhos. Uma excelente BD de Matt Maden, recomendo que a vejam aqui.

Milton Caniff. Um vídeo interessante com imagens do autor de Terry and the Pirates e Steve Canyon em pleno trabalho.

The Longbox Project. Um site interessante criado para coleccionadores de BD falarem de como certos comics marcaram a sua vida. Recomendo uma visita.