Todas as semanas este espaço será dedicado às novidades relativas à Banda Desenhada. Novos lançamentos, festivais, polémicas, artigos com interesse, tudo isso estará aqui em foco. Pretendemos criar aqui uma janela para o mundo, ao mesmo tempo tão pequeno e tão vasto, da 9ª arte.

POR CÁ

imagem1

VOLUME 4 DE THE WALKING DEAD CHEGA A PORTUGAL. A popular história de mortos-vivos escrita por Robet Kirkman e desenhada por Charlie Adlard continua a ser publicada por cá pela Devir. Neste novo volume (já chegaram ao volume 17 nos EUA) Rick e o seu grupo de sobreviventes ainda estão a viver numa prisão desactivada, surgindo novas personagens (mais especificamente, Michonne e a sua espada samurai) e novos desafios resultado não só dos zombies mas também de conflitos internos no grupo.

 

imagem2

MARVEL NAS BANCAS EM FEVEREIRO. Os títulos da Panini disponíveis este mês são: X-Men #126, Homem-Aranha #126, Os Vingadores #101, Wolverine #90 e Universo Marvel #24. Destaque para este último em que o Quarteto Fantástico muda de nome para Fundação Futuro e o Homem-Aranha substitui o recentemente falecido Tocha Humana – que (grande surpresa!) irá ser ressuscitado em histórias posteriores.

 

LÁ FORA

imagem3

HELLBLAZER CONCLUI-SE COM O Nº300. A série mais longa publicada pela Vertigo DC conclui-se esta semana depois de 25 anos. Nela pudemos viver as aventuras de John Constantine, um ocultista inglês, que enfrenta ameaças paranormais. Esta personagem foi criada por Alan Moore (apareceu pela primeira vez em Swamp Thing) e, ao longo dos anos, teve contribuidores como Jamie Delano, Garth Ennis, Peter Milligan ou Simon Bisley. Aqui fica a preview. Apesar da sua revista desaparecer podem ainda ler histórias com Constantine em Justice League Dark, um grupo em que se juntam personagens com poderes mágicos da DC.

 

imagem4

PORTUGUÊS NUNO PLATI ILUSTRA MINI-SÉRIE DA MARVEL. O ilustrador, que já trabalhou anteriormente com essa editora em títulos como Iron-Man Titanium, irá colaborar com Joshua Hale Fialkov (I, Vampire) na mini-série de 5 números Alpha: Big Time. O título será protagonizado pelo super-herói com o mesmo nome que surgiu pela primeira vez no comic Amazing Spider-Man o ano passado. Podem ver algumas imagens no blog de Plati.

 

imagem5

ALAN MOORE E DAVID LLOYD TRABALHAM JUNTOS OUTRA VEZ. Os autores de V For Vendetta voltam a colaborar num projecto quase 30 anos depois do reputado romance gráfico distópico. Neste caso trata-se da contribuição para a antologia Occupy Comics, que terá como motivação o protesto político e que terá contribuições de outros nomes sonantes como Art Spiegelman (Maus), Charlie Adlard (The Walking Dead), Ben Templesmith (30 Dias de Noite) e Matt Bors entre outros. Faz sentido que seja num projecto com essa orientação que os criadores de V encontraram pretexto para trabalhar em conjunto outra vez. Podem saber mais através do seguinte link.

 

imagem6

NOVO TRABALHO DE SUEHIRO MARUO TRADUZIDO PARA INGLÊS. A Last Gasp lançará brevemente The Strange Tale of Panorama Island, uma adaptação da obra homónima do escritor japonês de policiais Edogawa Rampo. Este novo livro conta a história de um escritor falhado que se faz passar pelo filho de um industrial milionário e, tomando o seu lugar no seio dessa família, acaba por aproveitar os recursos à sua disposição para criar um retiro dedicado aos seus excessos situado numa ilha. Podem espreitar a excelente arte de Maruo neste link.

 

TIRAS SOLTAS

Palestra sobre o futuro da banda desenhada. O argumentista Mark Waid deu uma interessante palestra em que apresenta o seu novo projecto de webcomics Thrillbent e falou sobre as potencialidades da criação de BD especificamente para suportes digitais.

Webcomics. O site Study Group Comic Books tem uma colecção de webcomics excelente. Recomendo que espreitem o trabalho de Sam Alden, William Cardini, Jennifer Parks e Rich Tommaso entre outros.

Wolverine e Colossus. No Comic Book Resources temos direito a uma compilação de várias ocasiões em que este par de heróis dos X-Men efectuou um ataque conjunto em que o pequeno canadiano é atirado pelo gigante de aço. Tem piada ver como isso se tornou uma tradição ao longo dos anos.

A BD é uma arte séria? Michael Kupperman mostra-nos como responder no caso de alguém contestar esse facto.