Após quase 4 anos de publicações ininterruptas de bd Disney em Portugal, a Editora Goody parece ainda não ter conseguido cativar o público português. Com a chegada da última Disney Comix (#182) às bancas, o Não Percas faz uma previsão do que poderá ser o futuro das publicações Disney em Portugal…

5 de Dezembro de 2012 – o início da aventura da Editora Goody nas publicações Disney. Às bancas chegava a primeira Disney Comix, uma publicação que se prometia semanal, e que chegaria todas as quartas-feiras às bancas. Como um relógio suíço, a Editora Goody conseguiu manter esta publicação a sair regularmente até este ano, altura em que as fracas vendas ditaram a alteração da sua periodicidade para quinzenal, a partir do número 165. E se no início, a Editora conseguiu cumprir as novas datas de saída, a verdade é que os constantes atrasos com a gráfica e/ou com a distribuidora ditaram o final das comunicações / press releases com previsão dos lançamentos mensais em finais de Fevereiro de 2016. A Editora abriria uma excepção em Maio de 2016, reafirmando novamente nessa altura ao Não Percas a existência de alguns problemas com a gráfica que levaram à decisão, por conselho do departamento de marketing, de evitar anunciar com muita antecedência a data de saída das revistas, para que depois a Editora não entrasse em incumprimento para com os seus leitores.
Em Agosto deste ano, após mais um atraso no lançamento da Disney Comix, a única revista de BD Disney ainda presente nas bancas nacionais, a Editora informou o Não Percas que se encontrava com algumas dificuldades no período de verão devido a alguns desacertos fruto do período de férias, facto que lamentavam. A Editora reafirmava assim a sua vontade de mitigar esses atrasos e esperar regressar rapidamente ao normal, que seria a publicação de uma edição da Disney Comix de 15 em 15 dias. Não estava portanto nos seus planos alterar a periodicidade dessa revista.
Quanto aos títulos Disney Especial e à Disney Hiper, a Editora reafirmava que apenas tinham sido alvo de uma suspensão temporária durante o verão e que iríamos assistir ao seu regresso na “rentrée”. A Editora contava também apresentar alguns melhoramentos para breve em próximas edições.

O fim da Comix?

3-format6001

Quase um mês depois do lançamento da edição #181 (21/09/2016), chega finalmente a edição #182 às bancas (19/10/2016). E apesar de este novo número ser recebido com alguma satisfação pelos fãs Disney portugueses, a verdade é que apesar desta edição trazer uma boa notícia, pois apresenta uma publicidade que marca o regresso do Hiper Disney, na sua edição #43 às bancas (apesar de ainda não o termos visto em nenhuma)…

mde

mde

…esta edição marca também pela ausência da habitual “preview” da próxima edição da Disney Comix…

mde

mde

Sem “solução” para as nossas questões, apesar dos nossos pedidos de informação adicional, acreditamos que:
(e atenção, que estas informações são apenas meras suposições, sem qualquer confirmação oficial da Editora Goody!)

– a ausência de uma preview da próxima edição poderá indicar um desejo de suspender ou cancelar permanentemente o título Disney Comix. Sim, nós sabemos que na edição #175 também não houve uma preview da próxima edição, mas na altura, todas as páginas estavam ocupadas com conteúdos e/ou publicidade inclusívé a página da ficha técnica que apresentava soluções dos passatempos, o que inviabilizou a colocação de uma preview. Desta vez temos apenas o Mickey, o Donald e o Pateta num claro “malabarismo” para preencher um espaço vazio…

– o regresso da Hiper Disney poderá indicar um desejo claro da editora de manter este título mensalmente nas bancas. As inúmeras dificuldades sentidas pela editora em cumprir os prazos quinzenais poderão ditar este regresso com o intuito de ter pelo menos um título mensal regular nas bancas.

– a Disney Especial poderá ser um título sem periocidade, lançada esporadicamente em alturas especiais.

– quanto à Disney Big, não acreditamos no seu regresso.

dauerzustand-donalds

E o leitor, o que acha?