A Editora Goody, à semelhança do que fez a Editora Abril no Brasil e seguindo o apelo de inúmeros fãs portugueses, decidiu apostar na publicação de banda desenhada Disney num volume de capa dura. Descubra a nossa opinião já a seguir…

edf

A capa da primeira edição de luxo da Editora Goody

A contra-capa da primeira edição de luxo da Editora Goody

A contra-capa da primeira edição de luxo da Editora Goody

Já há algum tempo que nos havia sido prometido pela editora novidades no plano editorial de banda desenhada Disney. E se estes últimos tempos têm sido marcados por alguma inconsistência nos lançamentos de bd Disney no mercado nacional (a última Disney Comix a chegar às bancas – a #199 – foi há 3 semanas atrás) , a verdade é que a editora conseguiu surpreender-nos com este lançamento.

Numa edição com uma tiragem limitada a 3000 exemplares e que chega em exclusivo às livrarias nacionais, eis que assim nos chega esta edição da Editora Goody, descrita pela mesma como “o primeiro livro premium de capa dura da Goody, dedicado à banda desenhada Disney!” Este volume de grande dimensão, tem 192 páginas e inclui uma colectânea das melhores histórias narradas e desenhadas pelo inconfundível e brilhante Don Rosa, dedicadas ao Donald e ao Patinhas.

Esta edição foi, segundo a Editora Goody, “feita a pensar nos amantes da 9ª arte e nos apaixonados dos clássicos da Disney“.

edf

Página interior desta edição

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades…

Em 2013, quando sugerimos à editora a publicação de uma edição mais luxuosa que reunisse as histórias de Carl Barks ou de Don Rosa, a ideia foi recebida com agrado mas com alguma incredulidade. A simples possibilidade de haver uma edição nestes moldes dedicada a apenas um artista era vista como um sonho de um fã de bd. Na altura citaram os altos custos de produção e de aquisição destas histórias como factor que inviabilizaria todo o projecto. Ficamos no entanto agradavelmente surpreendidos por constatar que os tempos parecem ter mudado e as mentalidades, felizmente, também…

Uma edição de luxo para os colecionadores Disney

Ao contrário das revistas que temos visto nas bancas portuguesas, que muito sofrem com o transporte e distribuição (rasgos na capa, marcas e danos de tiras de plástico que prendem as revistas, borras de tinta…), esta edição chega às livrarias num excelente estado de conservação. Os exemplares a que tivemos acesso encontravam-se em bom estado, sem qualquer dobra, dano ou defeito na capa. Nota-se um maior cuidado na distribuição desta edição.

A edição foi brindada com um tamanho bastante superior, que nos permite ver as excelentes ilustrações de Don Rosa e a sua arte com incrível olho para o detalhe, assim como nota-se um maior cuidado na sua encadernação. A edição prima pela sua qualidade, tanto a nível de papel como a nível de acabamentos.

Publicação Infanto-Juvenil?

Talvez aquilo que nos causa alguma confusão é a relação preço – categorização desta publicação. De acordo com uma informação que nos foi dada pelo leitor Paulo Dias, a FNAC informou que quando esta edição chegar às suas lojas, esta não irá para a secção de BD, mas sim para a secção infantil (4 a 6 anos). Será esta uma boa forma de categorizar este livro?
Na nossa opinião, o preço algo elevado desta edição poderá afastar os pais de comprar uma edição para um público tão novo. E se esta edição foi pensada para um público mais adulto não parece que a sua inclusão nessa secção irá contribuir para um bom resultado nas vendas…

Atualização FNAC (12-06-2017) – Após alerta de João Eugénio, da Editora Goody, e ao contrário do referido acima, constatamos que na FNAC de Colombo este título encontra-se disponível na secção de BD. No entanto, na Fnac do Chiado ele só se encontra na secção infantil e, na FNAC de Braga este título ainda se encontrava em armazém.


Poucas livrarias sabiam da existência desta publicação à data de lançamento da mesma

Apesar de nos ter sido referido que a mesma chegaria às bancas no dia 7 de Junho, das livrarias que contactamos, apenas a Livraria Bertrand possuía exemplares deste livro à data da composição desta análise. É possível que isto mude nos próximos dias, ainda assim, é um problema que alguns leitores nos relataram na nossa página de facebook.

Comparação com edição capa dura da Editora Abril

Comparação com edição capa dura da Editora Abril

Comparação com edição capa dura portuguesa da Editora Abril Jovem.

Comparação com edição capa dura portuguesa da Editora Abril Jovem.

Pouca aposta na publicidade

Longe vão os tempos em que a Editora Goody apostava na publicidade às suas publicações Disney. O press release desta edição de tiragem limitada chegou-nos ao e-mail ontem de tarde.
Para uma publicação que pretende ser uma clara aposta da editora num possível novo segmento editorial, talvez mais alguma publicidade antes do seu lançamento tivesse sido uma boa jogada por parte da editora. A ver o exemplo da Editora Abril na promoção dos seus capa dura no mercado brasileiro…

Pontos Positivos
– Boa seleção de histórias, na sua quase totalidade, inéditas em Portugal
– Edição em capa dura num papel de qualidade superior. A arte de Don Rosa vê-se em todo o seu esplendor.
– Primeira publicação de banda desenhada dedicada a Don Rosa em Portugal, em mais de 10 anos.
– A Editora mais uma vez mostra ser receptiva e atenta aos pedidos e sugestões dos fãs portugueses

Pontos Negativos
– Pouca publicidade a esta publicação (e cujo sucesso comercial é fulcral para novas edições).
– Preço algo elevado para uma publicação que é categorizada como sendo dirigida a um público infanto-juvenil.
– Design de Capa. Embora se note uma maior atenção no Design da capa em relação às publicações de revistas em banca, houve repetição da imagem da capa na contra-capa e a própria ilustração da capa corta diversos elementos da arte de Don Rosa (carro do Donald, comboio…). A Editora acaba por se redimir, colocando a arte novamente no interior da edição. Mas para nós, a capa é a capa…
– Paginação. Diferentes tamanhos de letra na paginação e alguma falta de atenção na diferenciação dos vários elementos. No Índice por exemplo, a menção da edição em que foi publicada a história “Tio Patinhas e o tesouro sob o vidro” quase que se confunde com o próprio título.
– Legendagem. Continua a ser o “calcanhar de aquiles” da Editora Goody. No entanto, bem melhor que a que já vimos no passado nas suas publicações de bd.

FICHA TÉCNICA

Título: As melhores histórias de Donald & Patinhas por Don Rosa
Tipologia: Livro de capa dura
Número de páginas: 192
Preço: 18,90€
Data de saída: 7 de junho

ÍNDICE

8 Prefácio
11 Tio Patinhas e o tesouro sob o vidro
31 Donald em “Acontece no arranha-céus Patinhas
41 Tio Patinhas e os guardiões da biblioteca perdida
69 Tio Patinhas e o solvente universal
93 Tio Patinhas e o incrível forreta miniaturizado
117 Tio Patinhas e o tesouro dos dez avatares
145 Tio Patinhas e o cavaleiro negro
169 Tio Patinhas – O cavaleiro negro volta a atacar

Gosta deste artigo? Subscreva o nosso Feed!