5 anos após lançar o seu primeiro título de bd Disney, a Editora Goody faz renascer alguns dos títulos mais históricos da BD Disney em Portugal...

5 anos após a sua chegada às bancas nacionais, a Editora Goody fechou recentemente um ciclo da banda desenhada Disney em Portugal com o lançamento do último número da revista Disney Comix, o #200. Esta despedida trouxe no entanto um novo começo para a editora, com o prometido regresso de alguns dos títulos mais históricos da BD Disney em Portugal…

Disney Comix #200 – a última edição (11-08-2017)

capacomix200

Não são muitas as editoras em Portugal que se podem orgulhar de terem tido um título de banda desenhada a chegar ao 200. Tivemos três publicações no passado a conseguirem este feito: as revistas Tio Patinhas, a Pato Donald e a Disney Especial . A Disney Comix torna-se no quarto título Disney português com mais números lançados no nosso país.
O número 200, apesar de representar um marco significativo na história da bd Disney foi também a última edição de uma publicação que desde 5 de Dezembro de 2012 nos trouxe algumas das maiores sagas de bd da Disney Italiana.

A edição de despedida tem capa da autoria do artista Marco Rota.

A Editora Goody tem um carinho especial por Casty, artista que inaugura esta edição histórica. “Tudo Isto Acontecerá Ontem” junta o Mickey dos tempos modernos com o Mickey clássico de Walt Disney. A história é bem humorada, bem conseguida, mas que talvez tivesse funcionado melhor se o Mickey tivesse sido transportado para uma outra dimensão onde conhecesse o seu personagem clássico. O autor preferiu que Mickey assumisse com a maior das naturalidades que já é um rato com mais de 80 anos, que ainda está pronto para as curvas (embora já seja mais cauteloso que a sua versão mais jovem ao volante do calhambeque)…

Após alguns anos sem qualquer banda desenhada fora do universo Disney italiano, a Editora Goody começou lentamente a incorporar nos seus títulos, alguma bd nórdica e brasileira.

Do Brasil chega-nos uma singela homenagem à saga do “Batman A Queda do Morcego” , com o Morcego Verde no principal papel. A história está longe de ser uma das melhores do personagem, mas é sempre bom ver a Editora a prendar os fãs Disney com algumas alternativas à BD italiana. Do universo Disney nórdico chega-nos “A Ameaça do Loup Garou”, com base num argumento original de Carl Barks, redesenhada por Daan Jippes e “Tio Patinhas e a Varinha Chinesa”, com arte do mestre Vicar.

Uma edição a não perder, sendo que o único ponto negativo que sinto necessidade de realçar foi o facto de esta edição ter tido uma muito fraca distribuição nos quiosques, com a maior parte dos pontos de venda a terem 2 ou 3 edições para venda, que esgotaram muito rapidamente.

Disney Comix 200
Autores: Arthur Faria Jr., Carl Barks, Casty, Daan Jippes, Eli Marcos M. Leon, Jack Sutter, Massimo Bonfatti, Paul Halas, Silvia Ziche, Vicar
Editora: Goody
Páginas: 132
PVP: 1,90€

Tio Patinhas #1 (22-08-2017)

Capa Patinhas1

A revista Tio Patinhas chegou às bancas no passado dia 22 e marcou um novo ciclo na bd Disney em Portugal. Trata-se do regresso de um título que já fez história em Portugal, com 250 edições lançadas no passado até à Editora Edimpresa decidir cancelar esse título em Outubro de 2006, mais precisamente no número 250. A Editora Goody traz assim de volta um título que muito carinho teve dos fãs portugueses no passado.

Como qualquer fã Disney, sempre tive o desejo de ver este título relançado no nosso país. Foi por isso com bastante agrado que recebi a notícia da Editora Goody sobre o regresso deste título.
No entanto, após ver o conteúdo desta publicação, faço votos para que os próximos números se foquem mais no personagem que dá nome à revista e que se evitem histórias de personagens que já têm revista própria, como é o caso do Mickey.

Após uma primeira leitura, a Tio Patinhas nº1 pareceu-me uma Disney Comix… mas com um título diferente. E isso para mim não foi um ponto positivo.
Este primeiro número, em 130 páginas, traz duas histórias do Tio Patinhas (com uma história de apenas 5 páginas), duas histórias do Mickey, uma do Afonsinho, uma do Donald e uma do Pardal…
A meu ver, a Editora não deve procurar fazer uma transição, mas sim uma rotura completa com o passado. Para haver um cancelamento de um título, é porque claramente a Disney Comix falhou nos seus objectivos, não cativou os leitores e assim terminou no número 200. Esta Tio Patinhas, na minha opinião, deve focar-se exclusivamente nos personagens dos patos sempre com o Tio Patinhas no papel principal e, excecionalmente, e tendo em conta que poderá não surgir mais nenhum título no horizonte (Hiper, Big ou Disney Especial…) talvez até no universo do Zé Carioca. Deixem por favor o Mickey e o Donald para as suas próprias publicações, a menos que estes participem na história com o Tio Patinhas e este seja sempre o personagem principal…

Donald #1 (29-08-2017)

A revista do Donald chegou esta passada terça-feira às bancas nacionais e gostei bastante do seu conteúdo. A saga que abre a edição suscita alguma curiosidade pois remete-nos ao tempo de infância de Donald (no universo de Donald Menino). “Donald e os amazing files” promete ter continuação num próximo número.
Em “O Lendário Concurso de Dança”, o consagrado autor Marco Rota, um dos meus autores favoritos dá mais um ar da sua graça. A editora Goody está de parabéns por finalmente apostar nestas histórias que em muito enriquecem estes regulares…
Escusada era a inclusão da história do Mickey que, embora seja da autoria de Casty, deveria ter sido publicada na sua própria revista. A meu ver, perdeu-se uma oportunidade de colocar uma história do Super Pato, por exemplo…

capa Donald1

Mickey #1 (05-09-2017)

capa Mickey1

No próximo dia 5 de Setembro chega às bancas o primeiro número dedicado ao rato Mickey. Um personagem que teve bastante sucesso nos anos 80 em Portugal, mas que no final dos anos 90 viu a sua popularidade a decrescer lentamente até o seu título ser cancelado. Em Portugal, os leitores de BD Disney sempre foram adeptos dos patos, à semelhança dos países nórdicos e dos EUA. Já na Itália, a preferência vai para o Rato Mickey, factor que pode em parte explicar o porquê de a Editora Goody dispor de muitas mais histórias do pequeno roedor. Eu gosto do Mickey mas confesso que espero que as suas histórias se concentrem apenas e exclusivamente nesta publicação. A Editora também não se pode esquecer das histórias do Pateta, que poderão também enriquecer e muito este regular. Faço votos para que se evite colocar histórias dos patos nesta publicação…
O futuro ditará se este personagem terá o sucesso esperado em Portugal.

Estas publicações sairão de três em três semanas (sai um título de cada personagem todas as semanas, em semanas alternadas), sempre à 3ª feira, cada título tem 128 páginas e PVP de € 1,90.

E o leitor? Já adquiriu estas edições? Qual é a sua opinião? Comente aqui no site, visite a nossa página de facebook Clube Amigos Disney ou participe no nosso grupo de discussão Cantinho do Colecionador Disney onde poderás ver ou até partilhar fotos da tua coleção Disney.