Estas são aquelas séries que nos marcam. Que nos trazem boas memórias do nosso passado e que nos fazem desejar que o tempo volte atrás. Hoje mostro-vos porque ninguém fica indiferente à pequena Ana e às suas aventuras no Frontão Verde…

008

Marília e Matias são dois irmãos residentes na pequena Vila das Flores no Frontão Verde. Nunca casaram e sempre viveram juntos e, talvez por isso, também nunca sentiram necessidade de constituir família.

vlcsnap-2451972

Mas os anos passam e a vida na quinta torna-se cada vez mais difícil para Matias. Apesar do irmão não o admitir, Marília, preocupada com o seu irmão, acredita que esta é a altura ideal para Matias ter alguma ajuda na quinta. Por isso, contacta o orfanato e pede especificamente que lhe enviem um jovem rapaz.

anadoscabelosruivos01

Contudo, quando Matias chega (já com algum atraso) à estação para receber o rapaz, quem lá está à sua espera é Ana, uma jovem muito faladora, alegre e cheia de imaginação.
A viagem de regresso é longa e Ana não se cansa de falar com Matias sobre os seus medos, sonhos e expectativas.
Akage.no.Anne.full.425053

Matias, um homem de poucas palavras e geralmente com pouca vontade (e jeito) para falar e ouvir as mulheres estava admirado consigo mesmo. Ele estava a gostar muito de ouvir a pequena Ana.

Akage.no.Anne.full.256617

Contudo na sua mente, a única coisa que o preocupava seria a reacção algo impulsiva da sua irmã, quando descobrisse que na carruagem foi uma miúda em vez do rapaz pedido ao orfanato…

anadoscabelosruivos02

E Matias tinha razão em estar preocupado, porque Marília não aceita de bom grado este aparente engano do orfanato e está disposta a desfazer este mal-entendido. E nem o velho Matias consegue mudar as suas ideias para tristeza de Ana…

anadoscabelosruivos03

Contudo, a situação acaba por se resolver, Ana acaba eventualmente por ficar e as suas vidas nunca mais serão as mesmas…

Akage.no.Anne.full.256612

Além dos dois irmãos, esta menina cria uma forte amizade com Diana, que rapidamente se torna na sua melhor amiga. Na escola tenta ser a melhor aluna, competindo com Gilberto!

Buddies

004

Akage.no.Anne.full.256675

Os anos vão passando e a persistência e a dedicação de Ana dão finalmente frutos. Ana ganha uma bolsa de estudo para ingressar na Universidade. No final da série, Ana virá a dar provas da sua enorme gratidão e generosidade para com Marília e Matias, que a educaram e apoiaram e lhe deram um futuro…

Curioso(a)?

Podes (re)ver o primeiro episódio desta série já a seguir:

E depois, tens os restantes aqui (basta seguir a numeração dos episódios).

赤毛のアン (Akage no An) é uma série de animação japonesa que foi exibida originalmente de 07 de janeiro de 1979 a 30 de dezembro de 1979 num total de 50 episódios. Em Portugal viria a passar no ano de 1987 no programa Agora, Escolha da RTP.

Ana dos Cabelos Ruivos é baseado no popular livro “Anne of Green Gables” de Lucy Maud Montgomery (30 de Novembro de 1874 – 24 de Abril de 1942).

Letra
Ana, Ana, Ana, Ana,
cresce devagarinho,
constrói o teu caminho,
com sonhos sem idade!
Enche o teu coração de amor e fantasia!
Vais ter no dia-a-dia horas felizes e medos
Ana, Ana,
vamos ser amigas!
Ana, Ana, amigas mas de verdade!
Cresce devagarinho,
constrói o teu caminho,
com sonhos sem idade!
Ana, Ana,
vamos ser amigas!

O regresso de Ana dos Cabelos Ruivos

snapshot20100104210223

snapshot20100104211159

snapshot20100104212531

Em 2009, por altura da comemoração dos 30 anos desta série, foi criada uma prequela com o nome Konnichiwa Anne: Before Green Gables e que narra o que se passou com a pequena orfã nos tempos que precederam a sua chegada ao Frontão Verde. Uma verdadeira prenda para os fãs da pequena Ana e uma forma muito carinhosa de celebrar os 30 anos deste personagem que certamente marcou as nossas infâncias…
Se ainda não viste, o que esperas para (re)descobrir a Ana dos Cabelos Ruivos?