Homem-Aranha, Robin, Batman, Hulk, Super-Homem e Demolidor. Todos estes heróis tiveram álbuns da Levoir nas respetivas coleções. Mas algumas sagas importantes ficaram em falta...

É inegável a qualidade das coleções da Levoir e o carinho demonstrado na sua elaboração e publicação em Portugal. No entanto, achamos que certos personagens mereciam ter tido mais destaque e mais clássicos…

A mais recente coleção da Levoir, em colaboração com o Jornal Público, está a 5 volumes de terminar. Dedicada novamente ao Universo Marvel, tivemos (na minha opinião) talvez demasiados volumes dedicados aos Vingadores e poucos dedicados a cada personagem individual do Universo Marvel. Esta mais recente aposta da Levoir traz excelentes sagas para o colecionador português mas peca na falha de publicação de alguns clássicos, que certamente ficariam bem melhor nas nossas estantes.

longhalloween

Em seguida, revelamos a nossa lista de personagens MARVEL e DC e respectivas sagas que acreditamos continuar em falta nas nossas coleções.


 

Homem-Aranha (Marvel)

O nosso herói favorito teve nesta última coleção da Marvel pouco destaque. É certo que esteve presente em grande no clássico “Homem-Aranha: A Última Caçada de Kraven” e no lindíssimo “Homem-Aranha/Vingadores: Contos de Fadas Marvel“, mas gostávamos de ter visto mais Homem-Aranha nesta coleção.

Homem-AranhaspiritsO lindíssimo trabalho de Charles Vess no aracnídeo é um bom exemplo disso. Em Spider-Man: Spirits of The Earth, Peter Parker e Mary Jane decidem fazer uma segunda lua de mel e partem para a Escócia onde Mary Jane herdou um castelo aparentemente assombrado. Vess faz aqui um trabalho lindíssimo de desenho / pintura num trabalho que lhe levou 2 anos a concretizar. Vess continuaria a sua carreira a fazer alguns trabalhos memoráveis, do qual se destaca o seu trabalho em SANDMAN.


Homem-Aranha-vessspidey
Homem-Aranha-spidermanspriritsoftheearth
Homem-Aranha-BooToYouToo

homem-aranhaHHHARROOOOOOOOOOO


A completar este volume porque não incluir também a Hooky (Marandi), que tem uma arte simplesmente fantástica e que também merecia ter sido publicado em Portugal?

E falando de artistas, custa-me a acreditar que não se tenha dedicado um único volume do Homem-Aranha a Todd McFarlane.

homem-aranhatorment1
Aqui em Portugal só tivemos direito a ver este artista através das edições Abril em formatinho e a verdade é que toda a saga Torment assim como histórias como a primeira aparição de Venom ou algumas salteadas deste grande artista.

Outras sugestões incluem O Casamento do Homem-Aranha, que teria certamente sido algo interessante de ver publicado em grande formato, assim como as mini-séries Mysterio Manifesto e Revenge of the Green Goblin.


Robin (DC)

batmandeathinthefamilyO rapaz maravilha tem grandes histórias que nunca chegaram a ser publicadas em Portugal. Na coleção DC da Levoir, é certo que houveram grandes volumes de Batman, mas gostaríamos certamente de ter visto publicado A Death in the Family, a obra clássica que marcou o final dos anos 80 e no qual os leitores e fãs de banda desenhada tiveram um papel fulcral. Trata-se da trágica morte de Jason Todd, o segundo Robin, às mãos de Joker. Um episódio que tornou os futuros confrontos deste personagem com Batman ainda mais pessoais.

batmanditfa

A saga Silêncio (Hush) é outra que podia ter sido reunida num destes volumes. Com arte de Jim Lee aborda o regresso de um suposto Jason Todd. E já que falamos de grandes sagas de Robin, há que destacar também o treino do jovem Tim Drake como o terceiro Robin na excelente mini-série bastante popular nos anos 90, de nome Robin.

robinmini1-5insert

Não esqueçamos também o excelente Robin Year One, que mostra os primeiros anos de Dick Grayson, o primeiro Robin, ao lado de Batman e que apresenta uma arte simplesmente fabulosa, ao estilo das animações bastante populares nos anos 90.

RobinYearOne


Batman (DC)

BATMAN-THE-LONG-HALLOWEEN-TPNo caso de Batman, ficamos algo admirados e desiludidos por não ver publicado o aclamado álbum The Long Halloween de Jeph Loeb e Tim Sale, assim como a sua sequela Batman: Dark Victory.
São certamente volumes obrigatórios na coleção de um fã de Batman e continuam fora do mercado português. Sejamos sinceros, se se dedica mais do que um volume a sagas dos Vingadores na coleção da Marvel, porque não dedicar mais volumes a estas grandes sagas da DC?

batman_villains_022


Hulk (Marvel)

avengers-hulks-attack-by-john-byrne

marvelfanfare29aNo caso do gigante esmeralda, gostávamos de ter visto um álbum totalmente dedicado à excelente fase do John Byrne, relembrando a melhor fase de Hulk na banda desenhada. Será que ninguém se lembrou disso?

Na nossa “wishlist” há ainda espaço para as sagas Planet Hulk e a sua sequela World War Hulk. Será que as veremos algum dia publicadas em Portugal?


Wolverine (Marvel)

HM_#9_Wolverine-MadripoorNo caso do baixinho temperamental, temos a lamentar o facto de ainda não sido publicada até à data a conclusão da saga presente no volume Wolverine Madripoor. Para quem não sabe, Madripoor é uma cidade fictícia presente no universo de bd de Wolverine. É uma ilha, no sul de Singapura. Foi nessa cidade que Wolverine viveu a maior parte das suas aventuras asolo nos anos 80 e 90, sendo conhecido pelo nome de Caolho, devido ao tapa-olho que usava. É uma fase excelente de Wolverine que recomendamos vivamente.
Dito isto, será que veremos a continuação desta história?


Super-Homem (DC)

death-of-Superman-Vol.-2-75-1993-CoverComo é que é possível ainda não termos tido a publicação de um álbum de luxo com a morte do Super-Homem? Até no Brasil já houve a publicação deste título com mais cuidado após o seu lançamento em formatinho. Death of Superman, Funeral for a Friend e Reign of the Supermen permanecem em formatinho, para tristeza de muitos fãs portugueses. Também sugeríamos a mini-série Hunter/Prey, com arte do talentoso Dan Jurgens e na qual o Super-Homem volta a enfrentar o vilão Doomsday.

Death_of_Superman_01

QOzsxb8Outro álbum que seria interessante ver publicado seria Superman For All Seasons. Lançado em 1998, com argumento de Jeph Loeb e arte de Tim Sale, esta obra dedicava um número a cada estação do ano, tanto literalmente como metaforicamente. As 4 edições que compuseram a mini-série seram narradas na primeira pessoa por personagens importantes na vida do Super-Homem, logo vemos a história na sua perspectiva e um outro olhar sobre o homem de aço.

superman-for-all-seasons1


Demolidor (Marvel)

355856-21190-127427-1-daredevil-typoid-maNunca nos cansamos de ver a arte de John Romita Jr! Como tal, seria interessante ver em Portugal, o álbum “Typhoid Mary” do Daredevil escrita por Ann Nocenti e desenhada por John Romita Jr.

E que tal a saga do Demolidor, o Homem sem medo escrita por Bendis?

9780785143888

E vocês? Quais destas sagas gostariam de ver publicadas em Portugal?

É certo que as opiniões pessoais valem o que valem mas estamos certos que algures no nosso público haverão leitores que concordarão com as nossas escolhas.

Se acham que falhamos alguma, sintam-se na liberdade de comentar abaixo e de expressar a vossa opinião.

Quem sabe, pode ser que numa próxima oportunidade a Levoir nos brinde com estes volumes.

Gosta deste artigo? Subscreva o nosso Feed!