Não seria verdadeiramente Halloween se não tivéssemos BD Disney para ler no dia das Bruxas. Aqui ficam 8 sugestões de histórias a não perder...

O Não Percas revela-te 8 histórias de bd Disney repletas de fantasmas, bruxas, vampiros e assombrações…

hr

Estas nossas sugestões são para passares a noite de Halloween bem acompanhado(a)…


08 – Casa bem assombrada (1970)

casabemassombradaTony Strobl traz-nos este clássico de arrepiar. Ao partir para mais uma viagem de negócios, o Tio Patinhas esquece-se de avisar os seus sobrinhos para vigiarem a sua casa. Mas os sobrinhos, com o sentimento de dever, decidem fazê-lo na mesma. Esta situação irá gerar inúmeros encontros fantasmagóricos na casa do velho milionário, quando este regressa subitamente a casa e se apercebe que não está sozinho…
Em Portugal esta história foi publicada pela última vez em 2004, no Disney Especial #222 – Aventuras de Gritos.


07 – Zé Carioca – Um Vampiro Incomoda Muita Gente (1981)

vampirozécariocaUma das histórias do Zé Carioca que me traz boas memórias é esta em que Conde Dráquila decide passar o dia no armário do Zé Carioca. O nosso querido Zé, de manhã, sem se aperceber, sai com a roupa do Conde e gera a maior confusão nos seus amigos, que pensam que o papagaio virou vampiro…
Aqui em Portugal, foi publicada no Pateta (& Companhia) 18 e no Disney Especial #188 – Histórias de Terror (2000).

zecarioca


06 – Donald e os Espetros Da Cidade Fantasma (Paperino e gli spettri della città fantasma) – Andrea Freccero / Fausto Vitaliano (2010)

espectrosdacidadefantasmaDa Itália chega-nos esta história de uma cidade fantasma, bastante popular na altura da corrida ao ouro, mas abandonada há anos. Perdida no meio do deserto, esta cidade é cobiçada pelo Tio Patinhas, que planeia lá construir um “outlet”, com uma pequena ajuda do seu sobrinho Donald. Esta história inclui uma pequena homenagem a Billy The Kid.Em Portugal esta história foi publicada bem recentemente pela Editora Goody no Disney Especial Horror (2013)


05 – Mickey e o Táxi das Brumas (Topolino e il taxi delle nebbie) – Massimo De Vita / Carlo Panaro (2009)

taxidasbrumasFar City é assombrada pelo Táxi Fantasma de Nat Davis nesta história brilhantemente desenhada por Massimo De Vita. Mickey e Pateta decidem investigar este mistério após uma noite atribulada na cidade. Em Portugal esta história foi publicada bem recentemente pela Editora Goody no Disney Especial Horror (2013).


04 – Donald O Caça-Fantasmas (Paperino acchiappafantasmi) – Paolo Ongaro / Bruno Concina (1987)

cacafantasmasUma das minhas histórias preferidas com Fantasmas é italiana e mostra um Donald Caçador de Fantasmas. Criada em 1987 pela dupla italiana Paolo Ongaro (desenho) e Bruno Concina (argumento), esta é uma autêntica sátira ao filme Ghostbusters de Ivan Reitman. Em Portugal, esta história foi publicada no já longínquo Disney Aventura 4 (1989). O Pardal oferece a um incrédulo Donald uma máquina que lhe permite Caçar Fantasmas. Se o pato se recusa de início a acreditar que tal coisa existe, a verdade é que o invento do Pardal lhe começa muito rapidamente a dar fama e dinheiro…

Donaldcacafantasmas


03 – É só Abóbora (Fit to be Pied) – Don Rosa (1987)

01-fit-to-be-piedNesta história de 10 páginas, publicada pela primeira vez a 3 de Novembro de 1987 no Walt Disney’s Comics and Stories #526 assistimos a um confronto clássico entre Donald e Silva pela melhor Abóbora decorada para o Halloween.
Esta é única história de Halloween feita por Don Rosa e a segunda (e última vez) em que o Silva é utilizado numa das suas histórias.
Em Portugal esta história foi publicada no Pato Donald #268 em 1991.Já no Brasil, podes encontrá-la em três edições: O Pato Donald 1886 (1990), Mestres Disney 1 (2005) e Mega Disney 1 (2012)
Podes ler esta história na íntegra aqui.

10-fit-to-be-pied


02 – Os Sete Fantasmas (The Seven Ghosts) – Floyd Gottfredson (1936)

ossetefantasmasNeste verdadeiro clássico de Floyd Gottfredson, o nosso herói Mickey junta-se aos amigos Pateta e Donald e vão investigar uma casa habitada por 7 fantasmas. Uma história que já vimos publicada em Portugal nos Os Clássicos da Banda Desenhada 7 e no Disney Especial #188 – Histórias de Terror. Em 1937 seria lançada uma animação com Mickey, Pateta e Donald, mas curiosamente apenas contra 4 fantasmas. O seu nome? Lonesome Ghosts. Podes ver a animação abaixo.

mickey-and-the-seven-ghosts

MickeyV4_SevenHaunts


01 – A Noite das Bruxas (Trick or Treat) – Carl Barks (1952)

BarksHalloween2Neste clássico de Barks, publicado em Novembro de 1952, assistimos a algo não muito comum. Em vez de criar uma história inédita para celebrar o Halloween, foi pedido a Carl Barks que adaptasse o argumento de um episódio de animação com o mesmo título, também de 1952.
Este foi um verdadeiro desafio para Barks porque teve de esticar o argumento de uma pequena animação para preencher 32 páginas de banda desenhada. Podes ler algumas curiosidades sobre todo este processo aqui.
A história mostra os sobrinhos a tentar conseguir o máximo de doces do seu tio, com o Donald sempre a pregar-lhes partidas em vez de dar os tão desejados doces.

Podes ver o episódio na íntegra abaixo.

Podes ler esta história na íntegra aqui.

BarksHalloween36Sm

Também sugerimos...