No cantinho desta semana os destaques vão para: Quino, vencedor de um prémio Príncipe das Astúrias e os lançamentos nacionais de Tony Chu: Detective Canibal e Cachalote.

Todas as semanas este espaço será dedicado às novidades relativas à Banda Desenhada. Novos lançamentos, festivais, polémicas, artigos com interesse, tudo isso estará aqui em foco. Pretendemos criar aqui uma janela para o mundo, ao mesmo tempo tão pequeno e tão vasto, da 9ª arte.

POR CÁ

cdbd63-1

A G-FLOY EDITA MAIS UMA SÉRIE DA IMAGE COMICS. Trata-se do primeiro volume de Tony Chu: Detective Canibal (no original Chew) criado por John Layman e Rob Guillory. O site Central Comics tem as primeiras imagens e mais informações.

cdbd63-2

A POLVO PUBLICA CACHALOTE. Trata-se de um romance gráfico dos brasileiros Daniel Galera e Rafael Coutinho. O site Bandas Desenhadas tem mais detalhes.

E TAMBÉM…

O primeiro fim de semana do Amadora BD e pela internet podem-se encontrar várias reportagens sobre o acontecimento. Tal como as do aCalopsia (2ª parte), do Bandas Desenhadas e do Kuentro.

O Notas Bedéfilas noticia o lançamento do próximo livro de João Amaral para Novembro. Trata-se de A Viagem do Elefante, adaptação do romance de José Saramago com o mesmo nome.

LÁ FORA

cdbd63-4

QUINO GANHA UM PRÉMIO PRÍNCIPE DAS ASTÚRIAS. O argentino, autor de Mafalda, é primeiro autor de BD a ganhar tal distinção. A Euronews tem uma entrevista com ele sobre o prémio e a sua carreira.

cdbd63-3

DOIS NOVOS COMICS DE TERROR POR TERRAS AMERICANAS. Pela DC Comics, temos Gotham imergido em “atmosfera gótica” com Gotham By Midnight de Ray Fawkes (Constantine) e Ben Templesmith (30 Dias De Noite). Um outro lançamento de terror indirectamente relacionado com Batman é Wytches de Scott Snyder e Jock, responsáveis por alguns arcos de história populares de Detective Comics. O primeiro número já foi lançado pela Image.

E JÁ AGORA…

Já tinha falado aqui da nomeação de Ron Chast para o prémio de não-ficção dos prémios Kirkus com Can We Talk About Something More Pleasant?. Ora, soube-se há uma semana que ela acabou por ganhar esse galardão.

TIRAS SOLTAS

Peter Kuper (Kafka: Desiste!) coloca o Capitão América num sonho estilo Little Nemo in Slumberland.

A adaptação BD de Drácula por John J. Muth tem uma arte pintada lindíssima com uma atmosfera gótica bem carregada.

Um artigo sobre a possibilidade de haver plágio em Daytripper de Fábio Moon e Gabriel Bá.