No ano em que se completam 80 anos do surgimento do Pato mais amado do mundo, revelamos-te 6 interessantes curiosidades sobre Donald…

1. O nome completo do Donald é Donald Fauntleroy Duck

2. O Donald surgiu pela primeira vez na curta-metragem “A Galinha Esperta” (1934). Ou seja, há precisamente 80 anos atrás!

3. Clarence Nash e Tony Anselmo são a voz do Pato Donald

Clarence Nash tornou-se mundialmente conhecido como a voz de Donald Duck, papel que desempenhou até à sua morte em 1985. Ele participou em mais de 100 desenhos animados inclusivé trabalhos de voz em Português e Espanhol (de destacar o seu trabalho nos filmes: The Three Caballeros e Saludos Amigos onde teve a ajuda de alguns argumentos escritos foneticamente, um pequeno truque para que este pudesse falar as palavras estrangeiras utilizando as pronúncias corretas)!

Tony Anselmo foi o “herdeiro” natural de Clarence Nash. Treinado pelo próprio mestre, Anselmo é hoje a voz de Donald. Apesar das suas vozes serem aparentemente idênticas, a interpretação do Donald por Anselmo é um pouco mais aguda que a voz que Nash fazia nos “clássicos” desenhos animados.

4. Donna Duck foi a primeira namorada de Donald

O primeiro interesse amoroso do Donald não se chamava Margarida. Chamava-se “Donna Duck” e aparece na curta-metragem “Don Donald” em 1937 (é uma espécie de protótipo da Margarida)

5. O Donald já trabalhou para o Füehrer!

Em 1943, Donald também fez propaganda contra o Nazismo. Em Der Fuehrer’s Face (“A Face do Führer”), Donald vive na Alemanha e é forçado a trabalhar numa fábrica de produção em série de armamento bélico pesado e de fotografias do Führer Adolf Hitler.

Já em The Spirit of ’43 (“Espírito de 1943”), o Pato Donald recebe o seu salário e o seu primeiro ímpeto é ir a correr gastá-lo em divertimentos. Mas aí surge um pequeno dilema de consciência com os dois lados da moeda: ou gasta o dinheiro em folia, ou contribui para os altos impostos de guerra. De salientar que a “versão poupadora do Donald” é um Pato escocês estranhamente parecido com o Tio Patinhas…

6. Carl Barks separou o Donald do Mickey, dando-lhe assim mais protagonismo…

Na banda desenhada, o Donald ganhou mais destaque quando Carl Barks, um dos animadores de Disney, resolveu adaptar uma história originalmente escrita para os personagens Donald, Mickey, Pateta e Pluto e desenhando apenas o Donald com os seus sobrinhos. A história chama-se Donald Duck Finds Pirate Gold (O Tesouro do Pirata). Esta seria publicada originalmente em 1942 pela Dell Comics.
Podem ler esta história em inglês aqui!

Também sugerimos...