Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Não Percas | 30/09/2014

Scroll to top

Top

No Comments

Cantinho da BD #42

Cantinho da BD #42
Sérgio Amorim

Todas as semanas este espaço será dedicado às novidades relativas à Banda Desenhada. Novos lançamentos, festivais, polémicas, artigos com interesse, tudo isso estará aqui em foco. Pretendemos criar aqui uma janela para o mundo, ao mesmo tempo tão pequeno e tão vasto, da 9ª arte.

POR CÁ

TIRAS CLÁSSICAS DE VOLTA AOS JORNAIS. O blog Notas Bedéfilas noticia o regresso de tiras clássicas americanas como Peanuts, Calvin e Hobbes e Garfield ao jornal Correio da Manhã, para além de Dilbert no jornal i.

E AINDA…

A partir do dia 7 começou a BDTeca – 8ª Mostra de BD de Odemira que inclui um concurso de BD, exposições e feira do livro. Podem saber mais detalhes aqui.

Foi anunciado também a 8ª edição das 24h Manga para o mês de Abril que terá lugar em Lisboa, Óbidos e Faro. O site CentralComis tem mais detalhes.

A revista sobre BD Sketchbook #5 já está on-line.

LÁ FORA

IMAGE ANUNCIA MONTES DE NOVIDADES NUMA CONVENÇÃO UNICAMENTE DEDICADA À EDITORA AMERICANA. A editora americana continua em alta e aproveitou para realizar a sua própria convenção e anunciar um monte de novas séries em que contribuirão muitos dos nomes mais em voga no mundo dos comic books actuais. Scott Snyder e Jock colaborarão novamente em Wytch (trabalharam juntos em Batman), uma história de terror sobre bruxas como o nome indica. Também por territórios do terror andarão Grant Morisson e Chris Burnham (Batman Inc.) com Nameless e Robert Kirkman (Walking Dead) e Paul Azaceta (B.P.R.D. : 1946) com Outcast. Nos géneros da FC/Fantasia surgirão Low, de Rick Remender (Fear Agent) e Greg Tocchini (Thor: Son of Asgard); 8House de Brandom Graham (Prophet) e Emma Rios em colaboração com vários artistas; ou Restoration de Bill Willingham e Barry Kitson (Fables). Estas são apenas algumas das novidades da Image, saibam todos os detalhes aqui.

NOVIDADES FRANCO-BELGAS PARA JANEIRO. Como todo os meses debruçamo-nos aqui nas novidades saídas por França. Este mês destacam-se os novos livros dos consagrados Blutch (Lune L’Envers, sobre um autor de BD famosíssimo em crise de inspiração) e de Hermann e Yves H. com Station 16, passado numa estação isolada no frio e gelado norte russo e que promete algum terror.
Na categoria novas séries temos: Templiers, uma ficção histórica em vemos os últimos templários que conseguiram fugir à perseguição a juntarem-se na tentativa de sobreviver; Rock & Stone, uma série FC sobre a amizade entre um robot e um miúdo; e La Mondaine, uma série policial passada nos anos 30 parisienses de Zidrou e Jordi Lafebre (Lydie).
A continuação de série mais interessante para este mês é o segundo tomo de La Colére de Fantômas de Olivier Bocquet e Julie Rocheleau.
São vários os one-shots interessantes também este mês, desde o independente Alex Baladi com Vives Voix; um retrato da Alemanha no período da guerra fria em Le théorème de Karinthy ; um one-shot similar à La Colére de Fantômas com Docteur Radar de Nöel Simsolo e Frédéric Bézian; um romance gráfico intimista chamado Le Muret; ou ainda o extenssíssimo (1000 páginas!) La Proie de David de Thuin.
A reedição de destaque neste início de ano é Le Journal de Jules Renard, em que Fred adapta para BD o escritor Jules Renard e vários dos seus pensamentos numa nova versão colorizada do livro saído em finais dos anos 80.

NOVIDADES PARA O NOVO ANO TAMBÉM DA MARVEL. Aproveitando o início do novo ano a Marvel também aproveita para anunciar alguns novos comics. Daqui a algumas semanas a Marvel começará a publicar um novo comic da Mulher Hulk, sendo este da autoria de Charles Soule (Thunderbolts) e Javier Pulido (Robin: Year one). Destaque também para o regresso de Chris Claremont aos heróis mutantes com uma série individual do Nightcrawler, a arte estará a cargo de Todd Nauck (Friendly Neighborhood Spider-Man). Outro livro relacionado com o universo X-Men a ser lançado, será a mini-série All-New Doop com argumento de Peter Milligan (Hellblazer, Paradax) e arte de David Lafuente (Ultimate Comics: Spider-Man). Para além da She Hulk, outro novo comic protagonizado por uma heroína será Ms. Marvel, a cargo de G. Willow Wilson (Air) e Adrian Alphona (Uncanny X-Force), que será nesta versão uma adolescente muçulmana de New Jersey. Para acabar, referimos também Loki: Agent of Asgard por Lee Garbett (Batgirl) e Al Ewing (Judge Dredd).


E JÁ AGORA…

O selo Vertigo da DC terá uma nova antologia chamada CMYK editada 4 vezes por ano. O primeiro número chega esta primavera com nomes como Jock, Fábio Moon ou Robert Rodi.

O Anime News Network noticia que, Enders Game, o romance FC que teve uma adaptação cinematográfica de sucesso recentemente, terá uma versão manga da autoria de Shuho Sato (Say Hello to Black Jack) que estará disponível gratuitamente na Internet a partir deste mês.

TIRAS SOLTAS

Listas 2013.
Pois é. Mais Listas! O Comic Book Resources tem uma longuíssima lista dos 100 melhores comics do ano, para além das listas individuais dos contribuíres do blog Robot6, as opiniões de vários autores de BD ou ainda uma lista das melhores personagens femininas.

Por cá, o blog Kuentro publica os artigos de balanço dos jornais Espresso e JN.

Para além disto, Bleeding Cool, Vice, Tim Callahan, Paul Gravett ou Comics Bulletin também compilaram a sua lista da melhor BD, havendo também esta lista definitiva contando os votos das mais importantes publicações americanas na matéria.

Por terras franco-belgas dei com duas listas que valem a vista de olhos: da revista Bodoï e do site Bedeo.

Uma lista de melhores mangas do ano passado, cortesia do site Topless Robot.

Ou ainda, uma lista do site Advocate com os melhore momentos LGBT da BD de 2013.

Osamu Tezuka. Um interessante documentário em que vemos o hiper-produtivo Pai do Manga em pleno trabalho.


Alan Moore.
Entrevista com o mítico e controverso argumentista inglês.


Arzach.
Uma série de grandes artistas da BD dão a sua visão sobre a personagem de Moebius: parte 1, parte 2.

Eusébio. Um artigo do blog Kuentro sobre Eusébio na BD.

Nicolas de Crécy. Fotos do encontro deste criador de BD francês com vários mangakas no Japão e uma galeria extensíssima de muitos das suas ilustrações e pinturas.

Relatório anual da ACBD. A associação de críticos de BD francesa tem em linha o relatório que faz um balanço do ano a nível da edição de BD. O Bleeding Cool tem uma versão resumida e em inglês das conclusões desse documento.

Zombies. Jason Thompson publica a sua lista de melhores manga de zombies. E se esta dose de mortos vivos não vos chegar podem espreitar no BD no Sotão o preview de Empire of the Dead de George Romero que tem muito bom aspecto.

Edmond Baudoin. Trailer do documentário para este ano sobre este influente autor de Bd francês.

Se gostaste, faz like na nossa página de Facebook para ficares sempre a par das nossas últimas notícias, críticas, passatempos e novidades! Também podes deixar um comentário ou subscrever o nosso RSS feed para receberes as nossas notícias diariamente no teu e-mail...